DHL Supply Chain lança fulfillment multicliente para e-commerce
A DHL Supply Chain acaba de lançar no Brasil o DHL Fulfillment Network (DFN), serviço inédito para suportar o crescimento das operações logísticas de vendas online para varejo, marketplaces e indústrias.
Mesmo com o forte retorno das atividades presenciais em 2022, o mercado de e-commerce brasileiro faturou R$ 258,5 bilhões (Nielsen\Ebit), com empresas e segmentos em diferentes níveis de maturidade.
A partir de um armazém multicliente dedicado em Barueri (grande São Paulo), o DFN dá acesso à infraestrutura de e-commerce da DHL Supply Chain no Brasil.
Hoje essa estrutura é formada por 13 fulfillment centers, 6,5 mil colaboradores dedicados, 55 hubs de transporte e 800 veículos diários.
Segundo a empresa, toda essa estrutura proporciona entregas no dia seguinte em nível nacional, além de agilidade de implantação e flexibilidade operacional.
O lançamento faz parte de um programa de R$ 800 milhões em investimentos da DHL Supply Chain no Brasil até 2025. Esse valor inclui outros projetos.
Transporte na primeira milha (indústria ou importador até o varejista)
Armazéns avançados multicliente em áreas metropolitanas estratégicas
Processos de transporte middle mile (transferências)
Manuseio interno de produtos
Triagem com operações próprias
Integração com os principais softwares de gestão do mercado
Disponibiliza também visibilidade total em tempo real do trânsito dos produtos e entrega ao consumidor final em todo o Brasil.
De acordo com a empresa, além de elevados níveis de serviço em áreas-chave para atender à crescente demanda por entregas mais rápidas (às vezes até no mesmo dia), o DFN também possui vantagens como pay per use, melhor conectividade e gerenciamento proativo para o cliente.
Melhores níveis de serviço e escala
“Em resumo, o DFN permite que as empresas aproveitem a malha de transportes e armazenamento da DHL de uma forma flexível e adaptada às suas necessidades, tendo assim melhores níveis de serviço e escala”, explica Gabriela Guimarães, Vice-presidente de E-commerce da DHL Supply Chain Brasil.
Além disso, continua ela, contar com hubs de distribuição nas regiões metropolitanas, ou seja, próximos ao mercado consumidor, dá mais velocidade às entregas e aprimora a experiência de compra.
“Por fim, como o DFN é uma solução global, é possível, a partir da operação no Brasil, expandir os negócios para outros países”, acrescenta Gabriela.
A rede multicliente também oferece a opção de reduzir o risco de cadeias de suprimento ao ter acesso a hubs de atendimento em todo o país.
Isso garante que os canais de vendas e distribuição do vendedor sejam menos afetados em caso de imprevistos locais.
Suporte em toda a cadeia
“Podemos oferecer suporte aos clientes em toda a cadeia de suprimentos – desde manuseio e armazenamento de entrada, coleta e embalagem, entrega de última milha, bem como manuseio de devoluções, o que ajudará a acelerar e padronizar os prazos de entrega para seus consumidores finais, fator fundamental no concorrido mercado de vendas online brasileiro”, complementa Gabriela.
O DFN permite ainda a venda a partir de qualquer canal on-line, seja ele marketplace, digital ou e-store e, a partir daí, a DHL estará conectada para fornecer toda a execução operacional logística. “Com isso, a empresa poderá focar somente na venda”, finaliza.
Além do DFN, a companhia trabalha tanto com armazenagem e e-fulfillment para e-commerce, como com entregas ao longo do processo produtivo (first mile, insumos, middle mile, transferências intermediárias e last mile).
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