Não é de hoje que a tecnologia molda o universo do e-commerce, redefinindo a maneira como as empresas operam e como os clientes experimentam o processo de compra. Automatização e análise de dados estão impulsionando melhorias na cadeia de suprimentos, proporcionando uma experiência mais aprimorada aos consumidores.
A jornada do cliente está se tornando cada vez mais inteligente e integrada, graças às inovações no setor. A conveniência de adquirir produtos e serviços do conforto de nossas casas é um benefício inegável nos e-commerces e dos marketplaces.
Neste cenário, dois fatores cruciais se destacam para garantir que essa experiência seja verdadeiramente satisfatória: a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning.
Tais fatores otimizam as operações promovendo uma previsibilidade mais assertiva e a visibilidade total das entregas, com ganhos em eficiência operacional e agilidade nas tomadas de decisões, mais alinhadas à estratégia do negócio.
Uma das maneiras pelas quais a IA está contribuindo para entregas de qualidade no e-commerce é por meio da roteirização inteligente. A aplicação de algoritmos avançados para a roteirização inteligente gera bons resultados em otimizações dos prazos de entregas.
A tecnologia viabiliza a criação de parâmetros específicos de tráfego, meteorológicos, restrições de trânsito, entre outros que impactam positivamente na promoção de mais entregas realizadas em menos tempo.
Não é à toa que em uma pesquisa realizada pela Capterra, 56% dos consumidores consideraram que sua satisfação com um e-commerce está intimamente ligada à qualidade da entrega. Isso destaca a importância de manter os clientes informados e satisfeitos ao longo de toda a jornada de compra.
Dessa forma, podemos afirmar que a adoção de tecnologias baseadas em inteligência artificial também contribuem para o processo de democratização das entregas.
Isso acontece, pois, a tecnologia permite que pequenos e médios varejistas ofereçam uma experiência de entrega que seja competitiva com os grandes players, como, por exemplo, a possibilidade de oferecer uma entrega agendada ou expressa, agregando valor à experiência de compra dos consumidores online.
Além disso, é uma ferramenta muito valiosa quando se trata de prever a demanda futura. Com o acesso ao histórico de compras dos clientes, os algoritmos analisam os padrões de compra e fatores sazonais.
Isso permite que os varejistas prevejam com precisão quais produtos serão mais procurados em determinados momentos do ano, auxiliando na elaboração de estratégias de marketing e promoções mais direcionadas e personalizadas.
Para além da melhor experiência do consumidor, as automatizações reduzem os custos logísticos operacionais, e contribuem para a oferta de frete mais competitiva. Vale lembrar que a taxa de abandono de carrinho global bateu 71,3% em 2022. Desse índice, 48% está relacionado ao custo da entrega para o consumidor.
Nesse sentido, as empresas especializadas em tecnologia para a logística devem focar no desenvolvimento de soluções que foquem na otimização da jornada e na simplificação dos processos logísticos.
No entanto, é importante destacar que a tecnologia não é a única solução. É necessário equilibrar a redução de custos com a garantia de cumprir as promessas feitas aos clientes. A satisfação do cliente é o foco principal, e a tecnologia é uma ferramenta poderosa para atingir esse objetivo.
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