Nova logística: como a tecnologia está moldando a cadeia de suprimentos

Muitos players já estão focados em transformar suas operações, tornando-as mais conectadas, inteligentes e escaláveis. Entenda como a tecnologia está moldando uma cadeia de suprimentos cada vez mais digital.

À medida que a tecnologia avança, a cadeia de suprimentos também evolui. Uma das características da Nova Logística é o uso da tecnologia, que além de impulsionar uma série de setores, é fundamental para a logística empresarial, responsável por organizar e otimizar processos de produção.

Neste artigo, vamos entender melhor o impacto tecnológico na logística e como algumas delas estão revolucionando a cadeia de suprimentos!

O que você precisa saber sobre tecnologia na cadeia de suprimentos

A palavra “eficiência” se tornou uma “buzzword” no mundo da logística, no entanto, integrar processos de maneira eficaz não é uma tarefa simples.

Da compra ao armazenamento, do transporte a entrega, administrar todos esses estágios vem se tornando um desafio para muitas empresas, principalmente quando começam a crescer, o que faz com que a relação entre eficiência e custo se intensifique. 

Nesse cenário, a tecnologia aplicada à cadeia de suprimentos oferece integração e agilidade através da  automação de processos, sistemas de gestão e recursos de análise de dados, só para citar alguns.

Considerando que cada produto tem sua própria jornada – além de diferentes necessidades ao longo do percurso -, a tecnologia permite um caminho mais previsível, garantindo que a empresa tenha mais controle e informações disponíveis sobre cada etapa, melhorando inclusive a gestão.

Aplicação de novas tecnologias na cadeia de suprimentos

Que a tecnologia está moldando a cadeia de suprimentos você já sabe, mas agora deve estar se perguntando: que tecnologias são essas? A seguir, separamos algumas das principais tendências tecnológicas da área logística e como cada uma dela está transformando o supply chain

  • Big Data
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Wearables devices 
  • Armazenamento e fog computing
  • Robótica e automação no last mile

A seguir explicamos melhor a aplicação de cada tecnologia: 

Big Data

A definição faz referência a um grande volume de dados que, uma vez analisados, podem embasar decisões estratégicas. Ao utilizar a tecnologia big data, os gestores podem perceber tendências, pontos de melhoria e apontar os principais pontos fracos da operação, relacionando melhor os resultados da empresa e as métricas que suas atividades geram. 

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IOT), é a tecnologia que conecta produtos, aparelhos, ferramentas e qualquer outro mecanismo à internet para troca de informações. Quando aplicada na logística, torna-se Industry Internet of Things (IIOT).

Uma aplicação comum na logística são os contêineres inteligentes, que permitem o rastreamento e localização exata da carga. A tecnologia também pode ser aplicada a caminhões. 

Leia também: Roteirização e sua inusitada relação com o pescoço longo das girafas

Wearables devices 

Os wearable devices são tecnologias vestíveis que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação ou até mesmo diminuir o esforço físico.

Por exemplo, é comum para profissionais que trabalham em armazéns movimentarem uma série de caixas ao longo do dia, aumentando riscos de lesões e dores musculares. Nesse caso, o uso do exoesqueleto pode reduzir em até 70% a tensão nas costas e nos músculos superiores.

Os wearables podem ser utilizados no momento da entrega e também no estoque, garantindo maior comodidade e agilidade aos processos.

Armazenamento e fog computing

Ganhar agilidade é fundamental para a logística. Nesse sentido, quanto mais rápido for a transmissão de dados, melhor é para a cadeia de suprimentos, que diminui eventuais erros. 

Semelhante às soluções baseadas em nuvem, o fog computing dá um passo além e otimiza ainda mais o processo de transmissão de informações. Ao reduzir a quantidade de dados enviada a Data Centers em Nuvem, o fog computing melhora o tempo de resposta para aplicações em que a velocidade é vital.

Robótica e automação no last mile

Embora a  chamada robótica da última milha esteja em seus estágios iniciais, veículos de entregas automatizadas já estão sendo desenvolvidos, testados e utilizados por startups, tanto, que a McKinsey indicou que os veículos autônomos serão responsáveis por cerca de 80% das entregas em um futuro próximo.

Nesse cenário, o last mile pode ser realizado de maneira mais eficiente, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente. De acordo com um relatório da PwC, a digitalização e automação dos procedimentos logísticos e dos veículos de transporte de mercadorias poderão reduzir os custos de logística e transporte em 47% até 2030.

Cada vez mais digital: como se preparar para a Nova Logística? 

A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é a área responsável por todo o processo de produção e venda de um produto, desde a compra de insumos até a entrega para o consumidor final, tornando-se cada vez mais estratégica para empresas que desejam se destacar da concorrência.

Apesar de muitas já estarem otimizando seus processos tradicionais, o sucesso tende a ser moderado. Por que? De acordo com a McKinsey, para que haja um impacto real, é preciso olhar para processos, estruturas e pessoas, efetuando mudanças que sustentarão as mudanças. 

Em outras palavras, para entender como a tecnologia está moldando a cadeia de suprimentos, as empresas devem parar de negligenciar a evolução de seu próprio modelo operacional. Como? Fazendo perguntas centrais ao longo dessas três dimensões, e a partir delas, desenvolver os pilares de um modelo operacional que atenda às demandas do mundo digital.

Quer saber mais sobre a Logística do Agora? Conheça a Imersão Executiva da ImLog e aprenda com quem já fez parte dessa transformação na prática.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!