O frete, muitas vezes considerado um detalhe operacional, transformou-se em um dos principais componentes da experiência do cliente nas compras online. Com as altas taxas de abandono do carrinho, ter uma estratégia de frete diversificada é uma ótima oportunidade para oferecer a melhor experiência com a sua marca.
Só para se ter uma ideia, em 2022, a taxa mundial de abandono de carrinho foi de 71,3%, de acordo com dados do Statista. Com os consumidores cada vez mais adaptados às compras no e-commerce, fatores relevantes para a logística, como o valor e o prazo de entrega, tornaram-se o diferencial de uma experiência de entrega perfeita.
A velocidade e a flexibilidade de uma página de checkout otimizada, com boas opções de frete apresentadas no momento da compra podem ser cruciais para atrair mais consumidores e fidelizá-los, garantindo melhores índices de conversão.
Segundo outra pesquisa realizada pela E-commerce Radar, no Brasil, a taxa de abandono de carrinho é maior que 80%. Esse é um fator preocupante para gestores de e-commerce, uma vez que possíveis clientes estão saindo da loja sem finalizar uma compra.
Quando um cliente visita um site em busca de um produto, é normal surgir uma certa ansiedade pela aquisição. No entanto, se esse desejo é frustrado pela falta de informações acessíveis sobre as opções de frete, isso pode gerar uma desistência de compra. A demora em visualizar as alternativas de frete pode resultar em incômodo e distração para outras ações, afastando os consumidores.
Quando os clientes são apresentados de forma proativa a diferentes opções de frete, como frete expresso, frete econômico e frete normal, eles se sentem valorizados. Como o valor do frete é crucial para o orçamento dos consumidores, esse cuidado e transparência aumentam a probabilidade de conclusão da compra.
Como falamos, o frete costuma ser o principal fator para abandono de carrinho, mas ele não é o único. Entre outros fatores que podem estar impactando na conversão de vendas do seu e-commerce, podemos citar:
Ao utilizar estratégias de frete como diferencial de negócio, é possível reduzir o abandono do carrinho e aumentar a taxa de conversão de vendas. Para complementar a melhor experiência, é importante garantir que os seus consumidores serão informados sobre o status da entrega por meio de um acompanhamento em tempo real. Isso gera credibilidade e contribui para a reputação do seu negócio.
Outro ponto a se considerar: aposte na descrição detalhada dos produtos, com imagens de alta qualidade. Informações completas e relevantes ajudam na tomada de decisão e minimizam a incerteza que pode levar ao abandono de carrinho.
Reduzir o número de etapas no checkout, com opções de pagamento variadas, como boleto, cartões de crédito e pix, também é uma forma de diminuir as burocracias para o consumidor.
Outra estratégia inteligente é o retargeting, que busca resgatar e reengajar os usuários que saíram do site sem concretizar uma compra. Enviar lembretes por e-mail sobre os itens no carrinho, por exemplo, pode recuperar compradores que demonstraram interesse, mas não concluíram a compra.
Por fim, inclua avaliações e depoimentos para usar do gatilho mental “prova social”, com evidências de outras pessoas aprovando seu serviço ou produto. Essa estratégia também pode ser um risco quando as avaliações são negativas e sem solução, então, além do canal de SAC proativo, todas as etapas devem minimizar riscos.
Em resumo, oferecer a melhor experiência de entrega para o consumidor do e-commerce é uma oportunidade estratégica para gerar mais vendas para o seu negócio. No caso do frete, é aconselhável contratar soluções para gestão de frete que apresentam a melhor cotação para o consumidor com agilidade.
O módulo de Cotação da Intelipost possibilita aumentar as vendas e melhorar a taxa de conversão do carrinho em até +15%. Oferecendo cotações em milissegundos independente das regras de frete aplicadas no momento da cotação.
Caso queira saber mais sobre como ter uma gestão de frete simplificada leia este outro artigo.
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