Nos Estados Unidos e na Europa está se tornando cada vez mais comum que os clientes de e-commerce arquem com as taxas de envio no caso da devolução de produtos.
Cerca de 41% dos varejistas cobraram frete nas devoluções em 2022, ante 33% no ano anterior, segundo pesquisa da empresa de logística Narvar, com base em 200 respondentes.
De acordo com o estudo, os clientes acabam pagando taxas referentes a envio, manuseio e até reabastecimento de estoque. Mas, dependendo da política de devolução do site de compras, podem evitar cobranças adicionais devolvendo os itens nas lojas físicas.
Vários importantes varejistas mencionaram taxas de remessa para devoluções, incluindo a multinacional de moda H&M, segundo a qual “os custos de remessa e manuseio não são reembolsáveis”.
A H&M disse que seus clientes nos Estados Unidos geralmente pagam uma taxa de $ 5,99 para devolver produtos pelo Serviço Postal, embora sejam isentos os que fazem parte do programa de fidelidade.
As cobranças por devoluções online diferem de mercado para mercado. Para a loja de moda J.Crew, custam $ 7,50, enquanto a loja de departamento JCPenney cobra $ 8.
Várias lojas de departamentos e marcas, incluindo Kohl’s, Uniqlo, Anthropologie, Neiman Marcus e outras também estão cobrando taxas que variam até US$ 10.
As razões logísticas por trás dessa tendência incluem os custos de recebimento, reembalagem e catalogação de mercadorias devolvidas.
Com informações da Insider.