Transformação digital na logística: desafios e oportunidades

Gerenciar estoques, programar cargas e descargas, transportar… Os desafios da logística não param de evoluir e para enfrentá-los é preciso estar cada vez mais atento à transformação que está revolucionando o setor.

Você já pensou qual o nosso papel na transformação digital na logística? Essa área está em constante mudança, mas é construída sobre uma premissa imutável: qualidade, do insumo ao last mile. 

Entre atividades primárias e secundárias, a evolução da logística é a nossa própria evolução!

Nesse artigo, vamos entender os desafios e oportunidades da transformação digital na logística e seu papel enquanto profissional em meio a tantas transformações.  

“A complexidade das cadeias logísticas aumentou e o desafio é garantir que os fluxos físicos andem na mesma velocidade da transformação digital.”

Fernando Sartori – Founder da Uello e mentor da ImLog

O que é a transformação digital?

Se nos anos 60 as funções logísticas eram fragmentadas e separadas, com o avanço da internet em meados dos anos 90, passamos a ter uma gestão mais unificada, no entanto, ainda longe de se tornar o que é hoje: digitalizada e automatizada. 

Isso só foi possível através da transformação digital, que nada mais é do que o uso da tecnologia em processos, com o objetivo de potencializar o desempenho.

Mais que uma abordagem ou conceito,  a transformação digital é uma mentalidade de gestão. Uma vez que é aplicada em processos, muda radicalmente a estrutura organizacional, principalmente quando ultrapassa a barreira superficial de seu uso e passa a desempenhar um papel estratégico

Uma pesquisa publicada pela Transparency Market Research (TMR), concluiu que mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias circulam ao redor do mundo, comprovando que o uso da tecnologia é mais essencial para gerenciar uma cadeia que tende a ser cada vez mais complexa. 

Conectividade e interação: principais benefícios da transformação digital no setor logístico

Para estar no centro da estratégia empresarial, a logística deve ser tratada como uma área integrada, jamais compartimentada. Uma vez que une a operação de ponta a ponta, a tecnologia é capaz de destravar oportunidades únicas. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios da transformação digital na área:

  • Maior escalabilidade
  • Melhora da experiência do cliente
  • Maior previsibilidade da demanda
  • Roteirização mais dinâmica
  • Aumento da eficiência 
  • Menos desperdício e mais sustentabilidade
  • Novas formas de entrega
  • Mais flexibilidade para testar, iterar e realizar

Principais desafios: enquanto a tecnologia avança, a complexidade de implementá-la também 

Apesar de aprimorar a cadeia logística, a transformação digital ainda precisa enfrentar desafios complexos, em sua maioria, voltados à adesão de novas tecnologias:

  • Cultura organizacional pouco voltada à inovação
  • Resistência a transformações
  • Capacitação inadequada
  • Falta de integração entre tecnologia e sistemas logísticos
  • Segurança de dados 
  • Investimento 

Impactos da tecnologia na área logística

Independente dos desafios ou benefícios, a transformação digital veio para ficar, e já está impactando o setor. Por agilizar processos, como estoque e transporte, a tecnologia tende a melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a produtividade da operação – é a chamada logística 4.0! Os principais impactos são: 

Economia

A implementação de softwares ajuda a evitar desperdícios e custos desnecessários, otimizando o orçamento. O abastecimento, por exemplo, representa um aspecto importante do faturamento de muitas empresas  e com um controle mais aprimorado (no caso, tecnológico), é mais fácil desenhar uma meta de consumo e ganhar previsibilidade na hora de abastecer.

Gestão

Com a tecnologia é possível fazer uma gestão de frota mais integrada e eficaz. Utilizando recursos digitais, a empresa pode organizar a operação e ter acesso a dados em tempo real, lidando com imprevistos e otimizando eventuais gargalos que diminuam a eficiência. 

Eficiência

A automatização diminui os erros e falhas técnicas, evitando retrabalho e economizando recursos. No entanto, para alcançar a tão sonhada eficiência é fundamental conhecer profundamente os processos, utilizando ferramentas e softwares para melhorá-los. 

Com a tecnologia, o processo logístico torna-se fonte de oportunidades

Recentemente, a Amazon reformulou todo o seu processo de entrega, anunciando que entregou cerca de 1,8 bilhão de unidades no mesmo dia ou no dia seguinte – um diferencial estratégico importante a longo prazo. 

No entanto, isso só foi possível porque houve um  grande investimento na área de tecnologia, especificamente no que envolve machine learning. Dessa forma, foi possível melhorar a previsão de onde e quanto estoque é colocado nos armazéns.

Em um mundo em constante evolução, nosso papel na transformação logística é acompanhar as mudanças, dispostos a aprender novas habilidades – abertos a inovar um pouco mais a cada dia – principalmente nos micro processos. 

Afinal, muitas vezes são eles que estão repletos de ineficiência e com uma ferramenta simples, podem mudar toda a operação.

Para tratar a logística como elemento estratégico, capacitar-se é fundamental.  Conheça a LOG 360º, nossa formação para líderes e profissionais no setor e prepare-se para a Nova Logística.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!