Logística omnichannel: o futuro do varejo?

Quando bem implementada, a logística omnichannel é capaz de integrar processos e operações, facilitando o dia a dia da gestão.
Logística omnichannel: o futuro do varejo?

Com foco em diminuir as barreiras entre ambiente físico e virtual, a logística omnichannel integra pontos de contato ao longo do processo de compra, aumentando a satisfação do consumidor e a rentabilidade do negócio.

Para saber como implementar, vantagens e principais desafios dessa abordagem, continue a leitura!

O que é a logística omnichannel? 

Quando falamos em logística omnichannel, estamos falando sobre entrega mais rápida, aumento do nível de serviço e também, integração de vários canais de comunicação.

Nesse sentido, o foco é proporcionar uma experiência integrada para o cliente – da compra à entrega. Além disso, o consumidor tem mais autonomia ao longo da jornada. Ele pode:

  • Comprar um produto pela loja virtual e retirar na loja física mais próxima;
  • Comprar um produto pelo site e, em caso de insatisfação ou defeito, fazer a troca ou devolvê-lo na loja fisíca;
  • Começar a compra online e concluir na loja física.

Em suma, a logística omnichannel contribui para simplificar o processo de compra, reduzindo expressivamente o esforço do cliente!

Leia também: SAC 4.0 – como usar IA para analisar e prever o comportamento do cliente

Principais vantagens da logística omnichannel 

De acordo com dados da Zendesk, empresas com fortes estratégias omnichannel tem uma taxa de retenção de 89%, contra apenas 33% de retenção de empresas com estratégias fracas e mal integradas. Além disso, é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual. 

Ou seja, uma logística omnichannel está diretamente ligada a uma melhor experiência para o cliente.

Karina Gasparini, mentora da Imlog e head de customer experience da Westwing, explica que cada vez mais, as empresa estão reconhecendo que CX (customer experience) é um gerador de receita, além de diferencial competitivo:

“Se você vende algo para alguém, você tem um cliente hoje, se você ajuda alguém, você tem um cliente para a vida toda”. – Karina Gasparini, mentora da Imlog e head de customer experience da Westwing 

Quanto mais pontos de contato, experiências personalizadas e que unam físico e digital, maiores as chances de gerar recorrência e aumento do ticket médio.. 

Principais desafios

Alinhar canais de venda e processos de armazenamento, logística, distribuição, entrega, comercial e atendimento, é um grande desafio para a logística omnichannel. De acordo com especialistas presentes na 4º edição do evento Logística do Futuro, alguns dos principais desafios da omnicanalidade são:

  • Capacitação adequada da equipe;
  • Integração entre estoque físico/e-commerce;
  • Boa experiência on e off;
  • Falta de planejamento;
  • Gestão da logística reversa pós-venda;
  • Integração de toda a cadeia logística

Para promover uma maior integração, foque em realizar um bom planejamento estratégico, identificando e incorporando novas tecnologias à operação e capacitando a equipe para extrair o melhor da automação.

Como implementar a logística omnichannel

O omnichannel é uma abordagem que surgiu para atender às novas demandas dos clientes –  cada vez mais conectados.

Portanto, para implementar a logística omnichannel, além de conhecer profundamente o público-alvo é preciso focar em desenhar melhores processos. Integrar estoque, investir em pudos e lockers, assim como em soluções baseadas em IA e machine learning são essenciais para começar a se tornar omnichannel. 

Além disso, desenvolver uma abordagem data-driven, isto é, coletar dados e transformá-los em insights úteis para o negócio é vital para melhorar a estratégia continuamente.

Antes de partir para qualquer solução, lembre-se: diferentes segmentos têm diferentes necessidades e o omnichannel precisa ser gerenciado estrategicamente, considerando cada uma delas. 

Em suma, uma logística omnichannel gera maior recorrência e satisfação do cliente, pilares vitais para um negócio mais rentável e competitivo. 

Quer saber mais sobre a Logística do Agora? Conheça a Imersão Executiva da ImLog e aprenda com quem já fez parte dessa transformação na prática.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!