Curso de logística: como dar o próximo passo na sua carreira

A área de logística oferece muitas oportunidades. Neste artigo, explicamos quais habilidades e cursos podem ajudá-lo a progredir.
curso-de-logistica-como-dar-o-próximo-passo-na-sua-carreira

A área de logística e supply chain deixou de ser custo para se tornar um pilar estratégico, ainda assim, existem dúvidas sobre a carreira desse profissional, inclusive sobre cursos de logística.

Quais conhecimentos é preciso para ingressar na área? Quais habilidades desenvolver? Como se profissionalizar? Essas são algumas das muitas perguntas de quem deseja construir uma carreira no setor. Por isso, nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para desenvolver sua carreira na área de logística.

Profissional de logística: o que você precisa saber sobre a profissão

O profissional de logística é responsável por garantir que todas as etapas do processo de movimentação e distribuição de mercadorias sejam realizadas de maneira eficiente e com custos reduzidos.

Sendo assim, armazenagem, transporte, distribuição e entrega de produtos são suas funções principais.

É importante destacar que esse profissional é um elo estratégico que une diversas áreas da companhia.

Nesse sentido, de nada adianta um negócio vender produtos físicos se é inviável entregá-los, ou seja, essa área é essencial para que a empresa cumpra promessas feitas aos clientes, por isso, o alinhamento entre diferentes setores é essencial.

Dito isso, é muito importante que o profissional de logística seja orientado por uma cultura de melhoria contínua, tornando a empresa cada vez mais competitiva e focada em satisfazer as necessidades dos clientes.

Nesse contexto, é fácil compreender o quanto esse profissional é valioso para qualquer negócio que comercializa itens físicos.

Agora que você já entendeu as macro áreas que a logística atende e a dinâmica na qual está inserida, podemos avançar para as principais funções e possibilidades de atuação. 

Principais áreas de atuação

Em geral, quem decide ingressar na área de logística pode atuar em diferentes segmentos, nas mais diversas áreas de atuação e níveis. Entre as principais, podemos citar:

  • Auxiliar de logística;
  • Analista de logística;
  • Especialista em planejamento da demanda e estoques;
  • Gerente de operações logísticas;
  • Coordenador de armazém;
  • Especialistas em TMS e WMS;
  • Supervisor de rotas e meios de transporte.

É importante destacar que ao longo de uma carreira na área, é normal que você explore diferentes cargos e funções, uma jornada muitas vezes desafiadora mas que será fundamental para compreender a fundo seu perfil e principais habilidades.

Além de estar aberto a aprender novas atividades, é importante que você esteja atento às tendências e inovações do setor. Para conquistar melhores oportunidades, se adaptar às transformações é essencial.

Cada vez mais, tecnologias como IA e machine learning estão mudando a cadeia de suprimentos, e habilidades como resiliência e aprendizado constante serão grandes aliados em sua jornada de crescimento pessoal e profissional.

Formação: cursos de logística

Existem uma série de cursos para quem tem interesse em entrar na área de logística – do técnico à graduação.

Em linhas gerais, para trabalhar na logística, o profissional pode cursar um tecnólogo em logística ou ainda, graduação em logística, mas não é regra. Muitos profissionais que ingressam no setor apresentam amplas formações, como engenharia e administração. 

Alguns cursos com carga horária menor, são:

  • Auxiliar de Operações em Logística
  • Curso de analista de logística
  • Gestão de logística e supply chain
  • Gestão e custos
  • Distribuição e logística

Perfil do profissional de logística é cada vez mais multidisciplinar 

Enquanto novas tecnologias emergem na cadeia logística, habilidades multidisciplinares também ascendem no setor, tornando-o ainda mais estratégico para as organizações com uma gestão de pessoas forte.

Profissionais de logística devem ser capazes de entender sobre o core business, fazendo correlações, implementando soluções estratégicas e sendo defensores do negócio como um todo.

Enquanto a especialidade é sempre bem-vinda, um perfil mais generalista tende a caminhar por diversos setores de maneira objetiva, montando um quebra-cabeça que gera valor para a companhia. 

Nesse sentido, integrar diferentes áreas facilita a criação de novas soluções e é uma grande tendência para os próximos anos. A Amaro, por exemplo, passou a ter DEVs em logística, ampliando sua visão sobre o uso de tecnologia, reduzindo eventuais gargalos e aumentando a eficiência. 

Portanto, se você deseja ingressar no setor, esteja aberto a novos desafios, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de múltiplas habilidades, melhor explicadas no tópico seguinte.

Como construir uma carreira de sucesso na logística?

Assim como outras áreas, a logística evoluiu e os profissionais da área também. Identificar os melhores talentos não é uma tarefa fácil, muito menos, se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais digital e que demanda novas habilidades a todo instante.

A logística do futuro, também chamada de logística 4.0, é conhecida por sua eficiência, agilidade e principalmente tecnologia, responsável por impulsionar a produtividade da cadeia de suprimentos através da otimização de processos.

Apesar dos inúmeros benefícios, a transformação digital na logística tem uma série de desafios, principalmente quando o assunto é gestão de pessoas. 

Isso acontece porque há uma confusão generalizada sobre o papel das novas tecnologias no trabalho, gerando um único cenário possível: uma batalha entre homem e máquina. Mas a verdade é que as perspectivas são de colaboração – não é homem versus máquina e sim, homem e máquina. 

Ou seja, para ter uma carreira bem sucedida no setor é preciso investir cada vez mais em conhecimento e habilidades interpessoais e analíticas.

Não importa o quanto a Nova Logística esteja sendo moldada por novas tecnologias, é preciso de profissionais capacitados para operar os novos programas e softwares, gerando insights úteis para o negócio. 

Em outras palavras, mesmo que tecnologias emergentes como IA, IoT e tantas outras estejam impulsionando a operação, um profissional talentoso tende a contribuir não apenas para a contínua evolução do setor – cada vez mais estratégico -, mas ajuda a empresa a conquistar seus objetivos e metas

Como dar o próximo passo na sua carreira?

Como você acompanhou ao longo deste artigo, a área de logística oferece muitas oportunidades de carreira e para encontrar a que mais se encaixa no seu perfil e conjunto de habilidades, além dos cursos de logística, é preciso explorar. 

O primeiro passo é entender quais habilidades são essenciais para trabalhar na área independente da função, e com o tempo, seu desenvolvimento irá florescer. Para começar, investir em soft skills pode ser um ótimo caminho para atuar em diferentes áreas. Algumas das principais são:

  • Planejamento e criatividade
  • Comunicação e relacionamento interpessoal
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de trabalhar sob pressão

Com comprometimento e estudo constante, é mais que possível alcançar sucesso profissional na área de logística, por isso, acreditamos que a base do sucesso nessa área é o aprimoramento constante através do aprendizado.

A ImLog nasceu para ajudar os profissionais de logística a se tornarem estratégicos em suas áreas de atuação. Em um setor que evolui constantemente, ter os parceiros certos ao seu lado faz toda a diferença para o seu crescimento.

Nossas formações são desenhadas para que você evolua junto a transformação digital, tornando-se um profissional capacitado e preparado para gerenciar mudanças – cada vez mais comuns.

Conheça nossas formações e faça parte da Nova Logística.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!